sábado, 2 de junho de 2012

REFORMA EDUCACIONAL A LUZ DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


observando a nossa realidade de forma crítica, na condição de professor preocupado com a educação como direito a todos os humanos, afirmo: Há necessidade urgente de reformar nosso sistema educacional. Em nome das pessoas que enfrentam lutas diárias, maiores que as minhas. Sou incapaz de mensurar essas barreiras cotidianas porque ainda posso: ouvir, ver, andar, correr e enfrentar meu cotidiano de modo mais confortável, em relação a outras pessoas que, por terem uma condição biológica diferente da minha, não acessam os mesmos espaços, as mesmas informações, em fim, os mesmos recursos e direitos. Enquanto não garantirmos a minimização da disparidade educacional entre pessoas com deficiência e pessoas com deficiência em potencial ( todos nós somos suscetíveis a alguma deficiência adquirida durante a nossa vida) estaremos em dívida com nós mesmos, com nossos familiares, vizinhos, alunos, etc. A reforma educacional deve começar na educação superior. Justamente onde começa a formação de novos profissionais da educação e de outras áreas. Em seguida o currículo do ensino médio deve ser modificado com a criação de disciplinas como a Libras para alunos surdos, o braile para alunos cegos,e a inserção de temas transversais que tratem da cidadania e do direito. Em paralelo, o ensino básico também deve ser reformado, oportunizando acesso linguístico a alunos surdos, a introdução ao alfabeto braile para alunos cego. Sem contar os espaços físicos da escola e da disponibilização de recursos matérias e de capacitação de professoras e professores para utilização desses recursos com alunos com atrasos intelectuais, com altas habilidades, e outras diferenças de ordem cognitiva que indivíduos da nossa espécie venham ter.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Resultados da avaliação

Colegas,
Meu computador está com problemas, no conserto. Por isso, não posso enviar os resultados para cada um-a, com havia idealizado. As notas estão disponíveis na Secretaria da pós, na Católica, no 3º andar do bloco G4.
Vou viajar 4ª feira e estarei de volta no final do mês. Qualquer dúvida, poderemos conversar. Vejam se Wanilda divulga as notas de vocês.
Abraços e até a volta.
Observação: Estou usando o leptop de minha filha.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

http://tvcultura.cmais.com.br/provocacoes/provoca-b1-13-03-12-pa-cmais

Cara Professora, caríssimas colegas e caro colega,
segue esta entrevista para provocar e afetar mais ainda nossas leituras, produções e descobertas.
 Abraço apertado,
Suely Moreira.

Jovem com síndrome de Down passa no vestibular da UFG

0
sindrome_down
Kallil Assis Tavares, de 21 anos, é o primeiro alunos com síndrome de Down a passar no vestibular da UFG, Universidade Federal de Goiás.
Kallil concorreu de igual para igual com os outros candidatos. “A única vantagem concedida foi ter alguém para ler a prova para ele e a prova com letras maiores, porque ele tem baixa visão”, disse ao G1 a mãe do calouro, a pedagoga Eunice Tavares.
Kallil prestou para geografia, matéria que escolheu fazer desde o ensino médio.
Ma mãe contou ainda que o rapaz sempre foi estudioso.
“Ele sempre gostou de fazer as tarefas e de chegar com elas prontas na escola”.
A matrícula já foi feita e as aulas começarão na próxima semana.
E o jovem gosta mesmo é de superar limites.
Agora Kallil quer aprender a dirigir e tirar a carteira de motorista. 
Mas contra o sonho estão a baixa visão e a síndrome de Down.
Detalhes no G1.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 Colegas,

Da lista que apresentei, apenas Joaquim remeteu seu trabalho. Espero até a próxima 2ª feira à tarde, quando enviarei os resultados finais para a coordenação do curso e para a secretaria da pós-graduação.
A nota máxima das pessoas faltosas será 4, caso tenham participado de todas as outras atividades feitas durante o curso e que contaram para a avaliação. Lembro-lhes que o trabalho escrito vale 6 e que viajarei no final de abril.
Forneci meu telefone para manterem contato comigo pessoalmente durante o curso. Alguma dificuldade poderá ser discutida comigo diretamente. Se recebeu e-mail e já havia remetido o trabalho, remeta-o novamente e está tudo resolvido.
Abraços,
Nilza

terça-feira, 3 de abril de 2012

Coletivo Lugar Comum levanta debate sobre acessibilidade e dança em nova temporada do espetáculo LEVE

Colegas,
Aproveito a ocasião para divulgar esse evento. Divulguem vocês também!


Coletivo Lugar Comum levanta debate sobre acessibilidade
e dança em nova temporada do espetáculo LEVE
 
“É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim – a presença misteriosa da vida...”
 
(Trecho de Presença – Mário Quintana)
Poema presente no espetáculo LEVE nas
vozes de Maria Agrelli e Renata Muniz
 
A beleza de dançar para um público amplo, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva, presenças diversas, criando outras percepções e novos sentidos e sentimentos na troca com a plateia e também no corpo do bailarino. A nova temporada do premiado espetáculo de dança “LEVE”, encenado pelas bailarinas Renata Muniz e Maria Agrelli, do Coletivo Lugar Comum, começa neste mês de março, no Hermilo Borba Filho, com uma proposta inovadora. Todas as sessões da temporada, que vai até 04 de maio, contarão com audiodescrição e intérprete de LIBRAS (Anderson Tavares e Ernani Ribeiro), levantando a discussão valiosa e urgente sobre a acessibilidade nas artes, com um debate aberto a artistas, educadores e ao público em geral no final do percurso.
O projeto, aprovado pelo FUNCULTURA, tem início nesta quarta (28/03), começando com apresentações todas as quartas e quintas, às 19h, no Hermilo, até o dia 19 de abril. Em todas elas haverá 30 equipamentos de audiodescrição, proporcionando a tradução intersemiótica do que está sendo visto em palavras que descrevem objetivamente os movimentos e a interpretação das meninas, luz, cenário, figurinos, tudo especialmente e poeticamente pensado para as pessoas com deficiência visual. Além de um intérprete de LIBRAS que ensaiou todo o texto falado e as letras das músicas junto com as bailarinas para integrar ao espetáculo a tradução simultânea em Libras. O  projeto de acessibilidade comunicacional é da empresa VouVer, da atriz Andreza Nóbrega e da psicóloga Liliana Tavares, ambas audiodescritoras.
A agenda das apresentações inclui ainda os dias 25, 26, 27 e 28 de abril e 02, 03 e 04 de maio. Haverá oficinas de dança para pessoas com deficiência visual e auditiva e mais, no dia 06 de maio, no Centro Cultural Correios, o projeto se desdobra com a realização de um debate aberto, como parte da programação do Festival Palco Giratório, sobre a acessibilidade comunicacional nas artes, com a presença de Andreza Nóbrega, cuja dissertação de mestrado também está focada no tema, e do professor Francisco José de Lima, coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); idealizador/editor da Revista Brasileira de Tradução Visual (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br); membro internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de acessibilidade e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, principalmente nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer; entre outras atividades.
LEVE – NOVA TEMPORADA
 
QUANDO?
28 E 29 DE MARÇO
04, 05, 11, 12, 18, 19, 25, 26, 27 E 28 DE ABRIL
02, 03 E 04 DE MAIO
 
ONDE?
TEATRO HERMILO BORBA FILHO
 
QUANTO?
R$ 5,00 (PREÇO ÚNICO)
FICHA TÉCNICA (criação)
 
Concepção, criação e coreografia:
Maria Agrelli e Renata Muniz
Assistente de Coreografia: Liana Gesteira
Consultoria Artística: Valéria Vicente e Maria Clara Camarotti
Laboratórios Criativos: Liana Gesteira
Preparação Vocal: Conrado Falbo
Pesquisa Teórica e Diário de Criação: Renata Pimentel
Trilha Sonora Original: Isaar
Iluminação Criação e Execução: Luciana Raposo
Figurino Criação: Maria Agrelli
Figurino Execução: Maria Lima
Cenário Criação e Design Gráfico: Isabella Aragão e Luciana De Mari
Cenário Execução: Isabella Aragão, Luciana De Mari e Martiniano Almeida
Fotos: Breno César
 
FICHA TÉCNICA (NOVA temporada)
 
Bailarinas: Maria Agrelli e Renata Muniz
Preparação Corporal: Luiz Roberto da Silva, Victor Monteiro Ramos (Pilates)
Operação de luz: Luciana Raposo e Rodrigo Oliveira
Cenotécnico e Operador de Som: Almir Negreiros
Produção Geral: Comum de 3 Produções Artísticas e Carminha Lins
Produção Executiva: Grão – Comunicação e Cultura (Rute Pajeú)
Assessoria de Imprensa: Íntegra Cooperativa de Notícias
 
Projeto de Acessibilidade Comunicacional: VouVer Acessibilidade
Roteiro de audiodescrição: Andreza Nóbrega
Locução da audiodescrição: Andreza Nóbrega e Liliana Tavares
Intérprete de Libras: Ernani Ribeiro e Anderson Tavares
 
 

domingo, 25 de março de 2012

VÍDEO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Queridos colegas, nunca é muito assistir um vídeo que nos emocione e derrube um pouco das muitas barreiras que ainda temos arraigadas em nosso ser.
Grande abraço


http://www.youtube.com/watch?v=70EvnSfn0Tk&feature=related

VISÃO HISTÓRICA DA DEFICIÊNCIA

Colegas,
Pesquisei para vocês este vídeo, de assunto que vocês estão estudando agora. É divulgado pelo MEC. Foi feito pela Gundaçãp Padre Anchieta.
Acho que vão gostar. Cliquem no título abaixo.

VISÃO HISTÓRICA DA DEFICIÊNCIA



quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

A CASA DE RUBEM ALVES

Caras colegas,
O link abaixo vai levá-las ao Blog de Rubem Alves. Mais do que um blog, é um portal.
Se clicar em Carpe Diem, há uma seção de escritos para educadores. Carpe diem significa aproveitar as coisas a cada dia porque a vida é breve.
Abraços

A CASA DE RUBEM ALVES

Amar - Carlos Drummond de Andrade

ENCONTRO NA UFPE SOBRE HIPERTEXTO

Colegas,
Este blog é um hipertexto!
Quando li sobre o encontro que acontecerá em novembro próximo na UFPE sobre esta temática, pensei em vocês.
Vale a pena conferir. Cliquem no link abaixo.
4º SIMPÓSIO "HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
Abraços!!


 

domingo, 18 de março de 2012

http://tvcultura.cmais.com.br/provocacoes/provoca-b1-13-03-12-pa-cmais

Cara professora Nilza, caríssimas colegas e caro colega,
segue esta entrevista  para provocar e afetar mais ainda nossas leitura, produções, e descobertas.
Abraço apertado,
Suely Moreira.




quinta-feira, 15 de março de 2012

Uso certeauniano da secretária eletrônica de uma escola

MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA DA CALIFÓRNIA

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica. A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.

Observem o uso diferenciado que os usuários estão fazendo da secretária eletrônica. Isto é uma das artes de fazer o cotidiano.

Eis a mensagem gravada:

"Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:

─ Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.
─ Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
─ Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3.
─ Para insultar os professores - tecle 4.
─ Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.
─ Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
─ Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.
─ Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
─ Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
─ Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.
─ Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia”!

Em tempo de produção textual de memorial, aproveito para associar o comportamento dos professores da escola acima à proposta certeauniana  e análise do cotidiano, com a citação de Marília Claret Geraes Duran, em excelente texto em que analisa reações de professores à implantação do organização do currículo em ciclos, no qual convidando-nos a problematizar práticas, criações e artes na escola, ouvindo a palavra de professoras, pensando a respeito de suas invenções, evidenciando "microdiferenças" onde tantos outros apenas percebem uniformização e conformismo".
Falar de práticas, de criações e artes da escola e de outros lugares é pensar e pesquisar o cotidiano com Michel de Certeau, cuja proposta é a de uma inversão de perspectiva, de um deslocamento da atenção: dos produtos recebidos para a criação anônima. Encontrar sentidos nas artes de fazer de professores e alunos e considerar a legitimidade dos saberes e valores que permeiam tais práticas subterrâneas do coletivo escolar, suas estratégias e táticas próprias – este o deslocamento de perspectiva presente em pesquisas do cotidiano que se ocupam das “artes de fazer” dos praticantes, na busca da compreensão de suas regras próprias e de seu  desenvolvimento (Duran, p. 115, 2007).

O link para o texto de Duran é  

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE

Colegas,
Esta publicação está disponível na escola e constitui um excelente material publicado pelo MEC. Todos os capítulos são bons. Dou destaque especial ao último capítulo escrito por Alfredina Nery, sobre organização e planejamento das atividades em classe, pela criatividade e praticidade das sugestões.
Quando eu lecionava na graduação e divulguei o link da versão eletrônica, uma aluna tomou a  iniciativa de solicitar o material impresso e o recebeu logo em seguida, em sua casa, sem ônus.
A meu pedido, ela divulgou o endereço em um grupo de discussão que tínhamos e todos os que solicitaram receberam.
Até hoje tem aluno que me agradece a dica porque ajudou na preparação de concurso para professor.
Link:

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE 6 ANOS



Trancrevo abaixo o e-mail da aluna:

Colegas,

Como a professora Nilza pediu, aqui está o e-mail que enviei ao MEC para requisitar o livro citado na sala.
O nome da pessoa é Sra. Gilmara Silva
O email dela é <Gilmara.Silva@ mec.gov.br>.

Boa sorte!!!
Queila Dourado

E-mail que enviei:
De: QUEILA COSTA VILELA DOURADO
Postado em: quinta-feira, 9 de outubro de 2008 21:43
Postada para: COEF-SEF
Conversação: Formação de Professores
Assunto: Formação de Professores
Tipo de Mensagem: Solicitação

Boa noite! Sou professora e gostaria de receber as publicações da Educação Básica com relação ao Ensino Fundamental em 9 anos. Tenho tentado estudar, mas estou sem condição de imprimir os livros que vcs disponibilizam no site. Por gentileza, aguardo resposta positiva. Abraço. Queila Dourado.


Importante colocar o Endereço completo.
Vejam que a resposta foi bem rápida e a chegada do pacote também.


RES: Formação de Professores

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008 10:33
De: "Gilmara Silva" <Gilmara.Silva@ mec.gov.br>
Para: "QUEILA COSTA VILELA DOURADO"
Prezada Queila,

Estamos encaminhando o documento: "Ensino Fundamental de 9 Anos - Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos"

Atenciosamente,

COEF/DCOCEB/ SEB

CRONOGRAMA DE AULAS – Turma A


DATA
Turno
CARGA HORÁRIA
DISCIPLINA
PROFESSOR
14/10
Noite

Aula Magna
Convidados
15/10
Feriado
21/10
Noite
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
22/10
Manhã e tarde
8h
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
28/10
Noite
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
29/10
Manhã e Tarde
8h
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
04/11
Noite
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
05/11
Manhã
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
Total

30h


11/11
Noite
3h 30min
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
12/11
Manhã e tarde
8h
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
18/11
Noite
3h 30min
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
19/11
Manhã e tarde
8h
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
25/11
Noite
3h 30min
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
26/11
Manhã
3h 30min
Produção Textual: problemas da prática
Sandra Lima
Total

30h


02/12
Noite
3h 30min
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
03/12
Manhã e tarde
8h
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
09/12
Noite
3h 30min
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
10/12
Manhã e tarde
8h
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
16/12
Noite
3h 30min
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
17/12
Manhã
3h 30min
Políticas Públicas, gestão educacional e inclusão social
Maria da Conceição Carrilho
Total

30h


19/12/11 a 26/01/12
Recesso
27/01
Noite
3h 30min
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
28/01
Manhã e tarde
8h
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
03/02
Noite
3h 30min
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
04/02
Manhã e tarde
8h
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
10/02
Noite
3h 30min
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
11/02
Manhã
3h 30min
Teorias de ensino aprendizagem
Graziela Brito
17/02 a 22/02
Recesso carnaval
Total

30h


24/02
Noite
3h 30min
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
25/02
Manhã e tarde
8h
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
02/03
Noite
3h 30min
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
03/03
Manhã e tarde
8h
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
09/03
Noite
3h 30min
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
10/03
Manhã
3h 30min
Fundamentos Filosóficos e sócio antropológicos da educação
Nilza Simões
Total

30h


16/03
Noite
3h 30min
Atraso Mental
Ana Flávia
17/03
Manhã e tarde
8h
Atraso Mental
Ana Flávia
23/03
Noite
3h 30min
Atraso Mental
Ana Flávia
24/03
Manhã e tarde
8h
Atraso Mental
Ana Flávia
30/03
Noite
3h 30min
Atraso Mental
Ana Flávia
31/03
Manhã
3h 30min
Atraso Mental
Ana Flávia
Total

30h


06 e 07/04

Recesso Semana Santa


13/04
Noite
3h 30min
Surdez
Silvia Farias
14/04
Manhã e tarde
8h
Surdez
Silvia Farias
20/04
Noite
3h 30min
Surdez
Silvia Farias
21/04
Feriado



27/04
Noite
3h 30min
Surdez
Silvia Farias
28/04
Manhã e tarde
8h
Surdez
Silvia Farias
04/05
Noite
3h 30min
Surdez
Silvia Farias
Total

30h


05/05
Manhã e tarde
8h
Fundamentos de Libras
Bernardo Klimsa
11/05
Noite
3h 30min
Fundamentos de Libras
Bernardo Klimsa
12/05
Manhã e tarde
8h
Fundamentos de Libras
Bernardo Klimsa
18/05
Noite
3h 30min
Fundamentos de Libras
Bernardo Klimsa
19/05
Manhã e tarde
7h
Fundamentos de Libras
Bernardo Klimsa
Total

30h


25/05
Noite
3h 30min
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
26/05
Manhã
4h
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
26/05
Tarde
5h
Seminário

01/06
Noite
3h 30min
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
02/06
Manhã e tarde
8h
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
08/06
Noite
3h
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
09/06
Manhã e tarde
8h
Surdocegueira altas habilidades
Wanilda Cavalcanti
Total

30h


15/06
Noite
3h 30min
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
16/06
Manhã e tarde
8h
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
22 a 30/06
Recesso
06/07
Noite
3h 30min
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
07/07
Manhã e tarde
8h
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
13/07
Noite
3h 30min
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
14/07
Manhã e tarde
8h
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
20/07
Noite
3h 30min
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
21/07
Manhã e tarde
7h
Cegueira e Baixa visão
Neulia Silva
Total

45h


27/07
Noite
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
28/07
Manhã e tarde
8h
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
03/08
Noite
3h 30min
Teoria do Conhecimento e Pesquisa Educacional
Maria Luiza Timóteo
Total

15h


11/08
Manhã e tarde
8h
Pesquisa
Maria Luiza Timóteo
18/08
Tarde
3h 30min
Pesquisa
Maria Luiza Timóteo
25/08
Tarde
3h 30min
Pesquisa
Maria Luiza Timóteo
Total

15h


18/08
Manhã
5h
Seminário
Convidado
25/08
Manhã
5h
Seminário
Convidado
Total seminário
15h
Carga Horária Total
360h