segunda-feira, 12 de março de 2012

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL

Como elaborar o Memorial?
O Memorial é um texto no qual no qual deverão aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, tanto nos conteúdos conceituais, quanto nos conteúdos atitudinais e procedimentais que foram trabalhados durante os três encontros em que foi desenvolvido nosso curso.
É uma espécie de "diário" no qual você escreve e conta o que sentiu, refletiu, vivenciou, os gostos e desgostos ao longo desse tempo de estudo. Você pode associar a outras experiências e práticas, desde que estejam relacionados aos estudos que realizamos durante o curso.
É importante registrar suas reflexões sobre os conteúdos de nossa disciplina, relacionando-as:
o        à sua prática pedagógica ou a práticas escolares na qual você está inserida/o;
o        à sua experiência de participar de uma metodologia que incluiu a utilização educacional de um blog;
o        à sua contribuição na constituição do acervo com textos científicos, vídeos, filmes e reportagens associados aos conteúdos do curso;
o        a acontecimentos sociais ou notícias que permitem associar aos estudos realizados nos três encontros;
o        aos conteúdos mais relevantes veiculados no blog e no seminário de encerramento do curso e
o        a emoções, descobertas, dificuldades e possibilidades de sua prática pedagógica à luz dos estudos realizados e das contribuições advindas das discussões com os colegas no seminário e nas leituras realizadas.
É o registro da história de sua aprendizagem durante o curso e de suas possíveis conseqüências no seu cotidiano profissional.
Faça seu memorial como quem escreve uma carta, falando desta disciplina do curso que você acaba de participar. Não se esqueça de associar à Sociologia das ausências (Boaventura de Souza Santos), aos estudos sobre o poder com base em Foucault e Certeau, explorando questões sobre o cotidiano.
Estou a disposição para ler os materiais que vocês estão produzindo antes da remessa final daqui a 15 dias.
Quanto ao tamanho, proponho um mínimo de três laudas, podendo ser mais, claro. Se você não chegar a três laudas, caso seu texto esteja bem consistente,  não haverá problema quanto à pontuação.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário